24 de janeiro de 2015

Determinação!




(Imagem retirada da Internet)

Levantei-me de manhã como habitualmente faço para trabalhar. Infelizmente, estou dependente de um homem, mas consegui arranjar um emprego. Está calor como quase sempre no Sudão. Hoje, sinto-me diferente, acho que é o dia certo para fazer aquilo que já quero fazer há muito tempo. 

Arranjei umas calças à alguns dias e penso que é o dia ideal para usá-las. Não tenho o desejo de mudar o mundo radicalmente, mas quero pelo menos melhorá-lo e lutar pelos direitos das mulheres. As notícias correm depressa e há pelo menos setecentas mulheres presas por usar calças! Eu vou ser apenas mais uma!... Mas apenas mais uma que pode fazer a diferença. Sei que noutros países do mundo usar calças é tão usual como usar uma saia. Não concordo nem aceito porque todos somos iguais. Aqui é regra usar saia, mas eu tenho tantos ou mais direitos de usar umas calças como as outras mulheres do mundo. 

Vou lutar pelas mulheres que têm medo e receio do que lhes possa acontecer. Vou lutar pelas mulheres que já estão a lutar nas prisões todos os dias, também vou lutar por todas as mulheres que estão em piores condições que eu, que vivem miseravelmente, tratadas como lixo, abusadas sexualmente e obrigadas a enfrentar realidades repugnantes. Eu vou lutar por mundo melhor porque não perdi a esperança. Sei que agora vou ter de enfrentar todos com a cabeça erguida, mas a minha força é maior que tudo. Sei bem as repercussões que isto pode ter, as habituais 40 chicotadas, um mês na prisão e ainda os olhares de desapontamento ou de condenação. Mas isso é o menos, no fim das contas tudo vale a pena.

Já as vesti, sinto-me tão leve e confortável! Estou pronta para sair de casa. Estou pronta a enfrentar o mundo, tudo e todos. Agora, será difícil, mas um dia a vitória irá valer tudo isto pelo que vou passar…eu e todas as mulheres! Nós também merecemos uma vida livre!


Carolina Figueiras


2 comentários:

  1. Ótimo texto! Nos lembra de outras realidades que não a que vemos todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Will! É verdade exite muita coisa que nós nem imaginamos!

    ResponderExcluir